Floriano,
booked.net
        
‘Cuidando do Cuidador’ é o novo projeto da SMS para profissionais das UBS’s
07/05/2019 - 17:02  
 
Clique na imagem para ver mais fotos
O cuidador enfrenta diversas situações e fatores no ambiente de trabalho que afetam a sua integridade física, psíquica e emocional. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta terça-feira (7) o projeto piloto “Cuidando do Cuidador” na UBS Theodoro Ferreira Sobral. O projeto idealizado pela gerência da UBS e psicólogos da rede municipal, visa estimular a sensibilização dos profissionais de saúde, principalmente da atenção básica, para o cuidado de si e desenvolver dentro do ambiente de trabalho ações que o promovam.

Segundo Thais Braglia, uma das maiores reivindicações da população é o mau atendimento das UBS’s. Com base nisso, a SMS trará psicólogos, fisioterapeutas e outros especialistas que auxiliem no preparo físico mental do profissional de saúde que irá se expor e se colocar como ferramenta de trabalho. “Nós também necessitamos desse cuidado, uma vez que todos os dias lidamos com patologias, stress e dores dos pacientes. Cuidando dos nossos profissionais, melhoramos o atendimento, e assim podemos dar ao paciente o que ele precisa: atenção e acolhimento”, afirmou Thais Braglia, secretária da pasta.

Além dos profissionais da UBS (enfermeira, gerente, recepcionista, agentes de saúde, entre outros), o encontro contou com a presença da secretária de saúde, da coordenadora de saúde mental do município e psicólogas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. O pontapé foi dado com uma oficina sobre a importância do trabalho em equipe e os stress do trabalho laboral, ministrada por Claudimeire Rodrigues, coordenadora de Recursos Humanos da Saúde; e a dinâmica “Medidor de estresse”. A previsão é de que os encontros ocorram de 15 em 15 dias, ou conforme a necessidade da UBS. A SMS também afirmou que o serviço será expandido para as demais UBS’s, após avaliação do desempenho do projeto piloto.
Prefeitura Municipal de Floriano
Praça Petrônio Portela
Caixa d´Água, Floriano - PI, 64800-000
 (89) 3515-1100
 governo@floriano.pi.gov.br
Redes Sociais
        
Localização
Todos os diretiros reservados. © 2018 - Prefeitura Municipal de Floriano - Piauí - Brasil