Saúde realiza 200 testes rápidos das Hepatites B e C durante ação em Floriano
31/07/2019 - 10:00

Clique na imagem para ver mais fotos
A Secretaria de Saúde preocupada em combater e prevenir as hepatites virais, realizou na manhã desta terça-feira (30), 200 testes rápidos das hepatites B e C, na praça Dr. Sebastião Martins. A ação faz parte dos trabalhos do julho amarelo de prevenção e combate as hepatites virais. Os testes para diagnóstico das hepatites B e C, são normalmente realizados durante a semana de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, no Centro de Testagem e Amostragem – CTA, localizado na rua São Pedro, Centro de Floriano, onde é possível encontrar a vacina contra a hepatite B.

Para as hepatites A, D e E são necessários exames mais específicos, realizados em laboratório, que podem ser marcados através da Unidade Básica de Saúde. Das 200 pessoas que realizaram os exames na praça, nenhuma teve resultado positivo, mas a Secretaria alerta para os cuidados básicos de prevenção, uma vez que a hepatite B e C por exemplo, são doenças sexualmente transmissíveis, podendo ser transmitidas ainda, através de ferimentos na mucosa ou pele, uso de drogas injetáveis,  por via perinatal, ou seja, transmitida de mãe para filho, durante o parto e transfusão de sangue (sendo  difícil esta última forma, devido aos cuidados na coleta de sangue, através de exames realizados pelos doadores).

Em 2019, até o momento, 2.536 testes de Hepatite B e 2.536 testes de Hepatite c foram realizados, sendo diagnosticados 1 novo caso de Hepatite B e 4 novos casos de Hepatite C.