Secretaria de Saúde do Estado apresenta Programa Vida no Trânsito em Floriano
28/09/2019 - 16:40

Clique na imagem para ver mais fotos
A Superintendência de Trânsito de Floriano participou, na última quinta-feira(26), de uma reunião de mobilização para implantação do “Programa Vida no Trânsito” no município de Floriano. O encontro mediado por Maria Amélia Costa, coordenadora estadual de epidemiologia da Secretaria de Saúde do Estado e do PVT, reuniu entidades do trânsito local, como a Polícia Federal, o 3º Batalhão da Polícia Militar, membros da OAB e a sociedade civil em geral, e buscou divulgar as ações do Programa, que age a nível nacional, para iniciar o trabalho e descentralizar as ações voltadas para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde.

O Vida no Trânsito é uma iniciativa brasileira, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020. Tem como foco das ações a intervenção em dois fatores de risco priorizados no Brasil: dirigir após o consumo de bebida alcoólica  e velocidade excessiva e/ou inadequada, além de outros fatores ou grupos de vítimas identificados localmente a partir das análises dos dados, notadamente acidentes de transporte terrestre envolvendo motociclistas.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, o Piauí é o 2º estado com maior número de acidentes no trânsito. Até o momento, o projeto já foi implantado em 2 municípios, dentre eles a capital Teresina, sendo Floriano, a terceira cidade a dar os primeiros passos para a implantação.

“Nós estamos aqui com o objetivo de apresentar o programa para que as próximas etapas sejam realizadas até a montagem do plano de ação. Tudo isso buscando subsidiar os gestores no fortalecimento de políticas de prevenção, bem como o aperfeiçoamento do sistema de informações e intervenções com foco nos principais fatores de risco”, afirmou Maria Amélia.