Teste de aptidão física marca primeira etapa da seleção da Brigada de Incêndio
24/05/2018 - 10:46

Foto: Sílvio Rui

Na manhã desta quinta-feira (24) foi realizada, no Estádio Tiberão, a primeira etapa da seleção para compor a Brigada de Incêndio de Floriano. Estiveram presentes acompanhando o Teste de Aptidão Física (TAF), o vice-prefeito Antônio Reis, as secretarias de Meio Ambiente, Manuela Simplício; de Assistência e Desenvolvimento Social, Rafaela, Barros, o superintendente do IBAMA, Marcus Vinicius Monteiro, além dos instrutores do PREVFOGO e dos inscritos no teste seletivo.

Com 188 inscritos, o primeiro dia de testes físicos contou com a execução da prova de Teste de Aptidão Física (TAF), que se resume a um teste de caminhada de 2,4 km com bomba costal, contendo 20 litros de água e um total de 24 quilogramas, com o objetivo de avaliar a resistência muscular, aeróbica e capacidade cardiorrespiratória dos candidatos. Para a realização do teste a turma de inscritos foi dividida em duas partes, uma comparecendo pela manhã, e outra no turno da tarde.

Na sexta-feira (25) será realizada a segunda etapa, o THUFA (Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas), que consiste em um teste de enxada, com o objetivo de avaliar a resistência muscular e habilidade no manuseio de ferramentas agrícolas. A nota final nos testes de pré-seleção será a média de nota do TAF (peso 1) somado ao THUFA (peso 2). O processo seletivo se encerra com o curso de formação de Brigada, formado por aulas teóricas e práticas, seguindo o conteúdo do Manual do Brigadista. As aulas serão de 28 de maio a 01 de junho, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, das 8h às 18h.