Solenidade abre curso de formação para brigadistas em Floriano
28/05/2018 - 10:56

Foto: Sílvio Rui

Na manhã desta segunda-feira (28), teve início o curso de brigadista, realizado pela Prefeitura de Floriano, através da Secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMAN, em parceria com o IBAMA. O curso faz parte do cronograma de seleção para a formação da brigada de incêndio de Floriano e deve atender a zona rural da cidade, que especialmente no verão é alvo de diversos focos de incêndio. O prefeito Joel Rodrigues presidiu a mesa de honra e ressaltou a importância deste trabalho, considerando seu grau de dificuldade e a necessidade para o município.

O processo seletivo é composto por duas etapas. A primeira, promovida na última quinta-feira (24), contou com a presença de 188 candidatos às vagas, que realizaram teste de aptidão física e de habilidades agrícolas. Dos 28 selecionados nesta primeira fase, 15 devem ser contratados, o curso faz parte da segunda etapa de seleção, onde os participantes assistirão aula por toda semana, e realizarão prova na sexta-feira (1). Os brigadistas devem iniciar os trabalhos no dia 2 de julho. Para 2019, os candidatos aprovados devem permanecer no quadro de contratados, conforme as condições necessárias para desenvolvimento das funções.

A secretária da pasta, Manuela Simplício, afirmou ainda que será disponibilizada uma linha telefônica para que a brigada possa receber as denúncias e atender a população da zona rural, e que os trabalhos não se restringirão apenas a contenção de focos de incêndio, mas junto as comunidades para conscientização do descarte correto do lixo. Estiveram presentes na solenidade de abertura do curso, Rafaela Barros, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social; Carlos Eduardo, instrutor da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado – SEMAR; Edmilson Rodrigues, instrutor do IBAMA, e Valeriano Oliveira, instrutor brigadista do PREVFOGO.