SEMDAS apresenta Plano Municipal de Medidas Socioeducativas
08/06/2018 - 08:17

Na manhã desta sexta-feira (07), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, foi realizada uma reunião para apresentar o Plano Municipal de Medidas Socioeducativas. Estiveram presentes a secretária da Semdas, Rafaela Barros, a coordenadora do CREAS, Iolanda Machado, o psicólogo do CREAS, Paulo Roberto, além de assistentes sociais e representantes de instituições parceiras, entre elas o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

Durante a apresentação do Plano Municipal de Medidas Socioeducativas, uma solicitação da Promotoria de Justiça, foi demonstrado o panorama de todo o Plano, perpassando pelos métodos de acolhimento e acompanhamento das crianças e adolescentes que são encaminhados ao CREAS, entidade que desenvolve uma atenção psicossocial envolvendo a comunidade e a família nas políticas socioeducativas. São cinco os eixos de trabalho, sendo eles: capacitação, cultura, educação, saúde e assistência social, com o intuito de desenvolver habilidades dos jovens assistidos, assim como promover práticas de ressocialização. Após a apresentação do Plano, esse será encaminhado ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente para aprovação, sendo o resultado positivo, esse será implantado.

São instituições parceiras desse projeto: Polícia Rodoviária Federal, Polícias Civil e Militar, Defensoria Pública, Ministério Público, Comunidades Terapêuticas Shalom e Peniel, Secretaria Municipal de Educação, 10° Regional de Educação, Equipe de NASF, Universidade Federal do Piauí, Instituto Federal do Piauí, CRAS I e II, SINTE/PI, entre outros que se disponibilizam a apoiar e executar este Plano melhorando a qualidade de vida de jovens em situação de vulnerabilidade social.