Conferência Intermunicipal de Educação é realizada em Floriano
28/06/2018 - 13:36

A Secretaria Municipal de Educação, através da Prefeitura de Floriano, realizou na manhã desta quinta-feira (28), no auditório da SEMED, a Conferência Intermunicipal de Educação do Território do Vale Piauí e Itaueira, para a eleição dos delegados que irão participar da Conferência Estadual (2018). O evento é um momento de discussão que tem como propósito trabalhar os indicadores e avaliações propositivas para instrumentalização do Plano Estadual de Educação.

Com o tema “A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica” a Conferência Nacional de Educação (Conae 2018) é realizada pelo Fórum Estadual de Educação, em regime de colaboração com as Prefeituras, Instituições Públicas e Sociais, e terá como foco a avaliação dos Planos de Educação (Nacional, Estadual e Municipais) e proposição de políticas educacionais para efetivação de suas metas e estratégias.

A abertura da Conferência Intermunicipal, em Floriano, contou com a palestra do conferencista Pe. Nylfrânio Ferreira, que em seu discurso frisou a importância da elaboração dos planos municipais, incentivando os educadores para o tema. Para o secretário de Educação, Joab Curvina, esse é um momento fundamental para avaliar as legislações e o cumprimento dos planos municipal e estadual de educação. “Essas discussões visam a revisão das metas e estratégias para que se atinja uma educação pública de qualidade avaliando as especificidades de cada município", reforçou.

As Conferências Intermunicipais acontecerão nas sedes das 19 Unidades Regionais de Educação do Estado e têm como finalidade cumprir as etapas preparatórias da 1ª Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) e da 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae).