Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer apoia expressões culturais de capoeira em Floriano
22/07/2018 - 13:25

No último sábado (22), o grupo de capoeira Abada Floriano realizou seu 12º batizado, que consiste em uma roda de capoeira celebrativa e solene, onde os novos alunos recebem sua primeira corda. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer foi uma grande parceira do evento, colaborando com a logística e desenvolvimento desta relevante ação cultural. Outra parceria importante foi realizada com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, que ministrou nesta oportunidade, dada a relevância e abrangência do evento, uma palestra sobre animais silvestres e a importância de preservá-los em seu habitat natural, realizada pela diretora municipal de Meio Ambiente, Gracianny Félix Nunes. Ao todo, 25 alunos receberam o primeiro sinal de graduação, como demonstração de desenvolvimento nesta prática cultural e esportiva. Cada graduação tem seu significado e simbologia.

Participaram deste evento, lideranças da capoeira do Piauí, Maranhão e Ceará, sendo acolhidos na sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. O presidente do grupo Abada Floriano, professor Aladim, foi o responsável pelo projeto, que desde o planejamento recebeu o apoio da secretaria. Elineuza Ramos, secretária da pasta, destacou que “foi muito relevante receber os instrutores e mestres de capoeira, que vieram contribuir com seus saberes em nossa cidade, partilhando técnicas e diversas expressões desta arte, além da entrega da corda, que simbolizou uma adesão cultural à capoeira, que hoje é patrimônio da humanidade. Um momento emocionante.” A secretária destacou ainda a importância do engajamento de toda a equipe da secretaria, bem como do diretor administrativo Léo Batista, pelo empenho e colaboração na execução do projeto, destacando a relevância das parcerias para o engajamento em ações culturais no município de Floriano.