Árvore centenária retirada da praça Dr. Sebastião Martins apresentava riscos à população
30/07/2018 - 12:03

Autorização da Sec. De Meio Ambiente para remoção da espécie

Na última terça-feira (18) a Secretaria de Infraestrutura executou a retirada de uma árvore, um Oitizeiro, localizada na praça Dr. Sebastião Martins, no centro da cidade. O trâmite para essa ação, realizado dentro da normalidade, seguiu o procedimento de protocolo realizado pela Seinfra, em 20 de março de 2018, solicitando a retirada da árvore que poderia resultar riscos à população e danos materiais.

A Secretaria de Meio Ambiente, após receber essa solicitação, deu início ao estudo técnico da espécie, que segundo laudo da técnica em Meio Ambiente e Agricultura Sustentável, Ana Joaquina de Assis, certificou que a árvore estava comprometida e suscetível a queda a qualquer momento. Diante disso, a Seman deu entrada na solicitação de remoção do oitizeiro no dia 18 de julho, direcionada à Secretaria de Infraestrutura.

A secretária de Meio Ambiente, Manuela Simplício, destacou que o estudo certificou que a espécie, já centenária, era um risco, diante disso a Secretaria agiu com cautela para evitar maiores transtornos. "Estamos trabalhando para o bem da população e com o intuito de previnir graves acidentes, em compensação, novas árvores serão plantadas no entorno da praça", explicou a secretária Manuela Simplício.

Em casos de árvores que apresentem risco, é necessário que a população se dirija ao Centro Administrativo para realizar um protocolo, diante disso a Secretaria de Meio Ambiente realiza um estudo da espécie e, caso necessite podar ou retirar, é dada entrada a uma solicitação na Secretaria de Infraestrutura.

A multa para quem retira árvores sem autorização do município é uma compensação ambiental, quando o responsável terá que plantar outras árvores no mesmo local. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, o projeto de uma multa monetária está sendo definido e será enviado para a Câmara dos Vereadores, podendo, se aprovado, fazer parte do Código Tributário do Município.