Fundo de Previdência de Floriano promove audiência para servidores municipais
06/08/2018 - 17:54

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (06), na Câmara dos Vereadores, uma audiência pública para apresentação do relatório administrativo e financeiro do Fundo de Previdência de Floriano.

O momento foi conduzido pelo vereador Miguel Vieira, representante do presidente do Poder Legislativo, que esteve acompanhado dos vereadores Dessim Almeida e Fábio Braga. Também estiveram presentes, o secretário de Administração, Júlio César, o controlador do município, Arnaldo Messias, a diretora do Fundo de Previdência, Ana Laura, assim como uma expressiva participação dos servidores municipais.

Entre os valores apresentados, destaca-se o valor do patrimônio líquido do Fundo de Previdência, arrecadado até 31 de julho deste ano, sendo R$ 40 116 151,51. Esse valor, como foi explicado, rende a cada mês e gera mensalmente uma receita de aproximadamente R$ 600 mil reais para o Fundo de Previdência, que é a soma da contribuição patronal (Prefeitura) e do servidor (descontado em folha), média de R$ 450 mil/mês; a compensação previdenciária, repassada pelo INSS, com média de R$ 30 mil/mês; rendimento com fundo de investimento, cerca de R$ 350 mil/mês e parcelamentos pagos pela Prefeitura ao FUNPF, chegando próximo dos R$ 170 mil mensais. De acordo com a diretora do FUNPF, Ana Laura, as despesas giram em torno de R$ 240 mensais, resultado do pagamento do auxílio-doença: 43. 592, 65; salário-maternidade: R$ 10 139,14; salário-família: R$ 13 603,59; aposentadoria e pensão: R$ 174 080,29. Em resumo, o Fundo de Previdência de Floriano encontra-se em equilíbrio financeiro.

Além da apresentação do relatório, pela assessoria do FUNPF, durante a audiência também foram esclarecidas dúvidas dos presentes sobre aposentadoria, leis previdenciárias, repasses e contribuições, entre outros assuntos que são de interesse da comunidade prestadora de serviços do município. Da mesma forma foi apresentado o projeto de arquitetura da nova sede do Fundo de Previdência de Floriano, que será efetivada com apoio da Prefeitura Municipal.