Merenda escolar impulsiona a agricultura familiar no município de Floriano
08/08/2018 - 08:25

Na manhã desta terça-feira (7) a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação, por meio do secretário da pasta, Joab Curvina, assinou contrato junto aos pequenos produtores florianenses para a compra de gêneros alimentícios para merenda escolar.

O recurso repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, para o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, obedece a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009 que assegura, no mínimo, 30% do recurso federal destinado a alimentação escolar, para aquisição de produtos junto aos pequenos produtores da região.

Segundo o secretário Joab Curvina, cerca de duzentos mil reais estão sendo investidos na agricultura familiar com a aquisição destes produtos, que entre outras vantagens, fornece aos alunos, alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos. Para a triagem dos fornecedores, os pequenos produtores rurais são convocados a participar de uma chamada pública, uma vez por ano, onde apresentam seus produtos e respectivos valores, e são selecionados para atender as escolas e realizar a entrega dos produtos necessários para atender a demanda.

Para os 35 pequenos produtores selecionados, este contrato contribui para o desenvolvimento de suas atividades no campo, complementa a renda familiar e agrega valor ao seu produto.