Saúde Municipal aborda temática de valorização à vida em roda de conversa
26/09/2018 - 16:18

Na manhã desta quarta-feira (26) foi promovida, no auditório da Funasa, uma roda de conversa organizada pela Secretaria de Saúde, através da Coordenadoria de Saúde Mental do Município, para discutir a campanha nacional do “Setembro Amarelo”, que dá visibilidade à prevenção do suicídio. O momento foi destinado, principalmente, aos membros da imprensa local.

Intermediada pelas psicólogas da Saúde Municipal Rose Batista e Simone Galvão e pela coordenadora da Saúde Mental, Idalina de França, durante o momento também se fizeram presentes os secretários de Saúde, Thaís Braglia, e de Comunicação, Nilson Ferreira. A importância da mobilização e qualificação para tratar na mídia sobre um tema tão delicado, como o suicídio, foi a principal abordagem da roda de conversa que abriu espaço para troca de vivências e para tirar dúvidas sobre o assunto.

Durante sua fala a coordenadora Idalina de França, destacou que em Floriano há o índice de quatro tentativas de suicídio por semana e aproveitou para ressaltar que na cidade existe uma rede diversificada de atenção psicossocial, que pode ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde, no CAPS, CRAS, entre outros pontos que podem ofertar o suporte profissional a quem precisa. “Falar dessa temática não é fácil, porém, é necessário, e não apenas durante o mês de setembro, devemos estar atentos aos mínimos sinais e jamais negligenciar o sofrimento do outro”, finalizou.

O CVV – Centro de Valorização à Vida – é uma organização que atua oferecendo apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que queiram e precisem conversar, de forma sigilosa. Neste ano o CVV passou a alcançar todas as cidades do Brasil através do número 188, que atende 24 horas por dia. A organização ainda oferece outros canais de comunicação (chat e e-mail) disponibilizados no endereço eletrônico www.cvv.org.br.