Floriano,
booked.net
        
Secretaria de Meio Ambiente efetua retirada de árvore que ameaçava cair no Cais da Beira-rio
11/10/2018 - 15:29  
 
Foto: Secom

Nesta quinta-feira (11) a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos deu início ao processo de retirada de uma espécie comum Algaroba – Prosopis juliflora, localizada na praça de convivência do Cais da Beira-rio, na avenida Esmaragdo de Freitas. O protocolo de remoção da árvore foi solicitado na segunda-feira (08) à Secretaria de Infraestrutura, acompanhado de um Laudo Técnico a respeito do estado aspecto fitossanitário (Memorando 498/2018).


De acordo com a secretária da pasta, Manuella Simplício, a Seman havia realizado uma avaliação técnica da árvore, em 05 de outubro, e preparava-se para executar a retirada da mesma devido sua estrutura que já se encontrava comprometida, correndo risco de cair repentinamente e provocar acidentes. “Nesta manhã iniciamos a podagem da espécie para reduzir o peso dos seus galhos e, durante esta ação, uma maior parte da sua estrutura cedeu, diante disso não restou outra alternativa a não ser fazer a retirada total da árvore”. A secretária também pontuou que será efetuado o plantio de um Oitizeiro, árvore de grande porte assim como a Algaroba, no mesmo local ainda durante esta quinta-feira.


Em entrevista a secretária Manuella Simplício explicou que em casos de árvores que apresentam risco, é necessário que a população se dirija ao Centro Administrativo para realizar um protocolo. Após a abertura do processo a Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza um estudo da espécie e, caso necessite podar ou retirar, é dada entrada a uma solicitação na Secretaria de Infraestrutura.


A punição para quem retira árvores sem autorização do município é uma compensação ambiental, quando o responsável terá que plantar outras árvores no mesmo local. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, o projeto de uma multa monetária está sendo definido e será enviado para a Câmara dos Vereadores, podendo, se aprovado, fazer parte do Código Tributário do Município.

Prefeitura Municipal de Floriano
Praça Petrônio Portela
Caixa d´Água, Floriano - PI, 64800-000
 (89) 3515-1100
 governo@floriano.pi.gov.br
Redes Sociais
        
Localização
Todos os diretiros reservados. © 2018 - Prefeitura Municipal de Floriano - Piauí - Brasil