Unidades Básicas de Saúde recebem ações do Outubro Rosa
17/10/2018 - 11:53

A Secretaria Municipal de Saúde realiza um trabalho de mobilização em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS, do munícipio de Floriano, neste mês de outubro, em alusão a campanha de prevenção ao câncer de mama, intitulada de “Outubro Rosa”. Nesta quarta-feira (17), a UBS Floriano, localizada no antigo prédio da FUNASA, realizou uma ação preventiva com café da manhã, palestras, solicitação de mamografia e citologia. A UBS Viana de Carvalho no bairro Sambaíba-Velha, também escolheu esta quarta-feira para realização de um evento semelhante, que também fez menção ao câncer do colo do útero.

Segundo a secretária da pasta, Thais Braglia, todas as UBS’s realizarão esta ação, levando informações e marcação de exames às mulheres, colaborando assim para o combate do câncer de mama. O exame de mamografia é gratuito e pode ser marcado na UBS mais próxima durante todo o ano. Segundo a enfermeira Heliosana Barbosa, da UBS Viana de Carvalho, é essencial que a mulher realiza o autoexame das mamas, “quanto maior a prevenção, melhor, em caso de dúvidas ou descobrindo alguma alteração, a mulher pode procurar a UBS para uma avaliação e para solicitação da mamografia”, enfatizou.

Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão intensificando os pedidos de mamografia e realização de citologia neste mês de outubro.