Cursos ofertados pela Secretaria de Assistência Social mudam vidas em Floriano
27/10/2018 - 09:38

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social tem realizado durante todo o ano diversos cursos voltados para a profissionalização de famílias assistidas pelo CREAS, principalmente aquelas cadastradas nos programas Cadastro Único, Bolsa Família e Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). Os cursos são ministrados nas sedes do CRAS ou do CREAS, através de aulas práticas conduzidas pela professora Camila Nolêto. As turmas atendem cerca de 25 pessoas e já foram concluídos os cursos de confeitaria, pizza, salgados, e, atualmente, está em aberto a turma de bolo no pote.

Muitas histórias se cruzam e dessas, muitas se assemelham. Entre todos os que já passaram pelos cursos da Semdas, alguns destaques de superação e sucesso já começam a parecer. É o caso da Ana Cristina Sousa, que enfrentava uma depressão e, após ser acolhida pela equipe multidisciplinar do CREAS, deu início aos cursos e hoje possui seu próprio negócio.
“Não tive estudo, estava desempregada e apenas meu marido sustentava nossa família. Hoje sou grata a toda a equipe da Semdas que, através dos cursos, pude abrir meu negócio e iniciar a venda de pizzas na minha própria casa”, contou.

O impulso dado pelos cursos da Semdas foi tanto, que o Arlindo Rodrigues deixou o seu emprego para abrir seu próprio empreendimento. Pouco mais de seis meses de ter concluído o curso de pizza, Arlindo iniciou a execução dos lanches em sua casa, no bairro Planalto Bela Vista, e percorre toda cidade realizando entrega de salgados, hambúrgueres e pizzas. Ele conta, com satisfação, a experiência e diz ter valido a pena a oportunidade. “Agradeço o apoio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, foi uma experiência inovadora e estou feliz em está vendo o ser bem aceito”, finalizou Arlindo Rodrigues.

De acordo com a secretária da pasta, Rafaella Barros, o cronograma de cursos está sendo organizado e, assim que concluído, serão divulgadas as datas e próximas turmas abertas.