Outubro Rosa: Oficina discute cânceres de mama e colo de útero em Floriano
30/10/2018 - 11:27

Dando sequência ao calendário de atividades da campanha do Outubro Rosa, organizado pela Secretaria de Saúde, foi realizada nesta terça-feira (30) uma roda de conversa e oficina sobre os canceres de mama e colo de útero. Na ocasião se fizeram presentes, no auditório do Sindicato dos Comerciários, a secretária de Saúde, Thais Braglia, profissionais da Saúde Municipal, e um grupo de palestrantes que levou informação às mulheres que compareceram ao evento.

Voltado para mulheres que estão em tratamento ou se curaram dos cânceres de colo de útero ou de mama, o momento foi para discutir questões voltadas para o tratamento médico, autoestima da mulher, apoio de familiares e amigos, assim, como para esclarecer dúvidas e formar uma rede de apoio em torno do assunto.

Durante o momento as psicólogas Rose Batista, Simone Galvão e Idalina França conduziram uma roda de conversa destacando os desafios da trajetória de enfrentamento do câncer. Para abordar os direitos das mulheres com câncer, a convidada foi a assistente social Marijane Costa.

Representando a Associação em Educação e Saúde da Mama, a vice-presidente e enfermeira Gezuína Damasceno, discutiu o bem-estar da mulher que enfrenta o câncer, além disso, algumas mulheres deram depoimentos pessoais sobre suas vivências, como a presidente da Associação das Mulheres com Câncer de Mama e Colo de Útero de Floriano, Raimunda Aquino. No decorrer da oficina foram realizados sorteios de brindes e um coquetel para as convidadas.

A programação do Outubro Rosa será encerrada na próxima quarta-feira (31) com uma caminhada que partirá da sede da Secretaria de Saúde em direção a praça Dr. Sebastião Martins, onde será realizada a abertura da campanha nacional de atenção à saúde do homem, o Novembro Azul.