Meio Ambiente avalia queda de galho de oitizeiro antigo
22/01/2019 - 12:21

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Floriano realizou, na manhã desta terça-feira (22), uma visita à Praça da Bandeira, atendendo ao chamado da comunidade, para averiguar a queda de parte de uma árvore, da espécie, Licania tomentosa, conhecida como Oitizeiro. Os galhos atingiram os fios de alta tensão e danificaram o poste, que dá sustentação a esta fiação. Após vistoria técnica, foi constatada a queda de alguns galhos e parte da copa da árvore, em direção às fiações elétricas. A Eletrobrás já realizou a troca do poste, afetado pela queda dos galhos, havendo desligamento da rede, apenas para a substituição.A Secretaria de Infraestrutura, em parceria com a Eletrobrás, fez a retirada dos galhos, sem prejuízo ao Oitizeiro.

A poda de outras árvores na região também será realizada, para evitar incidentes e para conservar as espécies arbóreas, da redondeza. A secretária Manuella Simplício afirmou que, para o ano de 2019, está em fase de elaboração um projeto, em parceria com as universidades locais, para monitoramento das árvores das praças e instituições públicas municipais.Segundo o professor e historiador, Luis Paulo Lopes, o oitizeiro da Praça da Bandeira tem cerca de 60 anos, que junto com a Mamorana, de aproximadamente 100 anos, fazem parte da lista de árvores tombadas pelo Patrimônio Paisagístico de Floriano