CAPS realizará ações do Janeiro Branco
24/01/2019 - 11:30

Campanha Janeiro Branco

Com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a Campanha Janeiro Branco alerta para saúde mental, despertando a atenção para o aumento significativo de transtornos relacionados a ansiedade, depressão, humor, ente outros. A campanha incentiva a procura por uma assistência especializada, tendo como objetivo impedir o agravamento do quadro, que pode levar até mesmo a tentativas de suicídio, número que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), tem aumentado significativamente.

Visando reduzir os efeitos e desenvolver uma saúde mental saudável, o Centro de Assistência Psicossocial (CAPS), em parceria com o NASF, NEPS, CAPS AD III, PSE, CTA e outros, irá promover duas importantes ações de conscientização, sendo a primeira nesta sexta-feira (25), na praça da UBS Nossa Senhora da Guia, a partir das 16:30h, ações de panfletagem e serviços de saúde, além de apresentações e rodas de conversa com ênfase no autocuidado emocional farão parte da programação. A segunda, ocorrerá no próximo dia 31 de janeiro, na praça da UBS Theodoro Sobral, no bairro Caixa D´água, que também oferecerá um “cantinho zen” com sessões de relaxamento e auriculoterapia.

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental, Idalina de França, o município oferece uma Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) capaz de cuidar das emoções e sentimentos, disponibilizando tratamento para pessoas que sofrem com esses sintomas. A porta de entrada são as Unidades Básicas de Saúde, que estão disponíveis para atender a população. “Se uma parte do corpo se desequilibra, todo o conjunto sofre. É preciso atenção e cuidado para reeducarmos nossas emoções e desenvolvermos uma mente saudável, disse.