Secretaria Municipal de Saúde realiza ação pelo encerramento do Janeiro Branco
01/02/2019 - 08:56

O encerramento da Campanha Nacional Janeiro Branco em Floriano, com foco na saúde mental e emocional, foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, na praça da Unidade Básica de Saúde Theodoro Sobral, na última quinta-feira (31). , Este ano a campanha trabalhou o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”, acrescentando ainda o lema: vou me amar de janeiro a janeiro.

Auriculoterapia, roda de conversa e outras atividades fizeram parte do evento organizado pela equipe do CAPS II e demais profissionais da Saúde. Na oportunidade,a coordenadora de Saúde Mental de Floriano Dra. Idalina Barros, afirmou que é necessário falar das próprias emoções, para a boa saúde emocional. Segundo a secretária municipal de Saúde, Thais Braglia, o cuidado com a saúde mental e emocional não acaba com o fim da campanha desse ano, “as UBS’s continuam disponíveis para receber à comunidade e encaminhar aos serviços necessários, buscando o bem estar da população”, ressaltou.

Diversas rodas de conversa foram realizadas ao longo do mês nas UBS’s, a campanha provocou ainda a reflexão sobre reeducação emocional, relacionamentos, autoconhecimento, dentre outros e buscou ainda a conscientização sobre o real significado de saúde mental, que não envolve necessariamente, transtornos mentais. Desacelerar, rever e avaliar o que se quer trazer para 2019, fechar ciclos necessários e abrir novos ciclos construtivos e edificantes, e avaliar ainda a qualidade das relações estabelecidas, foram discussões sempre presentes ao longo de todo mês de janeiro.