UBS Helvídio de Holanda Barros realiza 1º atendimento noturno em Floriano
22/02/2019 - 11:59

Na tarde desta quinta-feira (21), ocorreu o primeiro atendimento noturno de atenção básica em saúde na UBS Helvídio de Holanda Barros, bairro Manguinha, precursora do projeto piloto “Anjos da Noite” desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Floriano.

O intuito da atenção básica é realizar ações em saúde no âmbito individual e coletivo, que abranjam a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.

Pensando nisso, o projeto buscou atender uma necessidade de atendimentos de rotina para pacientes que não possuem disponibilidade no horário comercial, afim de facilitar o acesso à saúde básica e ofertar qualidade de vida, principalmente ao público masculino. Contudo, o atendimento se estendeu, também, a outros públicos.

Todos os atendimentos básicos (consulta médica, dentista, curativos, vacinas, pré-natal, etc) diurnos, agora também serão realizados mensalmente no horário noturno de 17h às 21h. Além disso, também ocorrerá o acompanhamento mensal e noturno do grupo de apoio aos fumantes. O agendamento das consultas pode ser realizado, exclusivamente nestes casos, através do agente de saúde ou na própria UBS.

Segundo a secretária Thais Braglia, acredita-se que o projeto surta um efeito no município e traga maior acessibilidade à população. Posteriormente, ocorrerá a implantação deste projeto em mais 5 unidade básicas. É possível, também, dependendo da demanda e necessidade da população que o atendimento se estenda à mais dias.