Blitz educativas alertam para a prevenção de IST´s no Carnaval
27/02/2019 - 11:30

Na manhã desta quarta (27), a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Coordenação de Saúde Bucal e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizou uma Operação Carnaval, por meio de blitz educativas com o objetivo de orientar e prevenir a propagação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) neste período de carnaval.

Anualmente, ações como essa são realizadas para dar uma atenção especial às principais infecções contraídas neste período de folia. Dentre elas, ressalta-se a Mononucleose infecciosa, também conhecida como doença do beijo por ser transmitida através da saliva. "A doença atinge principalmente pessoas entre 15 e 25 anos e tem como principais sintomas febre alta, dor, inflamação e placas esbranquiçadas na garganta", disse a coordenadora de Saúde Bucal", Natasha Kalu.

A operação também alerta para o contágio de infecções como Hepatite B e C, Sífilis e o vírus HIV, causador da AIDS; que apesar de conhecidas ainda assolam a população. As blitz foram realizadas por acadêmicos da FAESF em vários pontos estratégicos da cidade: Mercado Central, Praça Dr. Sebastião Martins e Avenida Dirceu Arcoverde (Trevo) com a distribuição de preservativos e panfletos informativos para a população. "Esta é uma operação que deu certo no passado, e estamos repetindo", finalizou a secretaria de Saúde, Thais Braglia.