Abertura do Novembro Azul em Floriano realiza mais de 370 atendimentos

Abertura do Novembro Azul em Floriano realiza mais de 370 atendimentos

Abertura do Novembro Azul em Floriano realiza mais de 370 atendimentos
A abertura do Novembro Azul foi realizado na manhã desta quinta-feira (10), em uma ação de serviços gratuitos para homens da limpeza pública do município. Foram realizados mais de 370 atendimentos. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou testagem para infecções sexualmente transmissíveis, aferição de pressão arterial, atualização da caderneta de vacinação, atendimento com nutricionista, atendimento odontológico e solicitação de exame PSA. O prefeito de Floriano, Antonio Reis, participou do momento e afirmou que a prevenção é a melhor alternativa para cuidar da saúde.

O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Desde o início do mês (terça-feira, 01), a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou abordagens que irão durar ao longo do mês sobre a saúde do homem como um todo, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral, incentivando os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo Brasil, que são porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária de Saúde de Floriano, Caroline Reis, reforça que a prevenção e diagnóstico precoce aumentam as chances de cura. “No município ofertamos o teste PSA, utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas. Também é feito em homens que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer”, explica. 

Também pelo município, a Secretaria Municipal de Saúde oferta consultas regulares com médico urologista na Policlínica de Floriano. O profissional é responsável por indicar e realizar exame de toque retal que possibilita identificar sinais de doenças na próstata, como prostatite (inflamação da próstata), hiperplasia (aumento da próstata) e câncer de próstata, que precisa ser combinado com outros exames para confirmar o diagnóstico, como de urina e sangue (PSA).


O “Novembro Azul”
A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália, no ano de 2003, e foi comemorada no Brasil pela primeira vez em 2008. A campanha “Novembro Azul” tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é 17 de novembro.