Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é marcado em Floriano

Nesta quinta-feira (18), é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Floriano, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social - SEMDAS, promoveu um dia D de campanha e de alerta para que os crimes sofridos por esse público infanto-juvenil não sejam silenciados e conscientizar às crianças e adolescentes sobre as situações em que devem denunciar a prática de abusos.

Para marcar a data, uma ação foi realizada no bairro Taboca, com a oferta de palestras e serviços gratuitos à população, contando com a participação de toda a comunidade. Foram ofertados serviços de Cadastro Único, bolsa família, carteira do autista, passe livre, orientações do CREAS e do Conselho Tutelar, além de palestras informativas.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social promoveu outras ações em alusão ao 18 de maio, de forma a intensificar o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na última terça (16) e quarta-feira (17), todas as equipes dos programas sociais que integram os CRAS, CREAS e o Conselho Tutelar se mobilizaram e promoveram uma série de palestras nas escolas municipais de Floriano.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Rafaela Barros, as equipes percorreram um total de 15 escolas, levando um trabalho preventivo, em parceria com a Polícia Militar, com o intuito de disseminar informações e proteger crianças e adolescentes de abusos e violências sexuais. As palestras foram realizadas de forma lúdica, repassando informações de como as crianças devem agir, identificando os sinais de abuso e denunciando qualquer tipo de violência.

“Todas as ações tiveram como foco essa data tão importante que é o dia 18 de maio, no qual a nossa bandeira é conscientizar e proteger as nossas crianças das diversas formas de abusos cometidos, através de palestras, folders e conteúdos acessíveis capaz de alertá-los e conscientizá-los em relação aos primeiros sinais de abusos, que na maioria das vezes são cometidos pelas pessoas mais próximas da família”, disse Rafaela.

Os casos de abuso podem ser denunciados através do Disque 100. A central recebe denúncias de abuso e exploração contra crianças e adolescentes 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo Brasil.