Floriano: População comparece ao Dia D de Vacinação contra a Gripe

Nesta terça-feira, 16, a Prefeitura de Floriano realizou o Dia D de Vacinação contra Gripe em todas as unidades de saúde do município. O prefeito Antônio Reis e a secretária de Saúde, Caroline Reis, visitaram as unidades de saúde Paulo Martins, Nossa Senhora da Guia, Paulo Kalume e Pedro Simplício.

"Tivemos uma recepção muito positiva. O Dia D de vacinação marca a mobilização do poder público e sociedade em favor da vacinação", disse Caroline Reis.

A vacinação começou às 07h30min e foi até às 13h em todas as UBS do município e teve como grupos prioritários: idosos a partir de 60 anos, gestantes e puérperas, crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência e comorbidades, professores da educação pública e privada.

O Dia D de Mobilização é voltado para reafirmar a eficácia das políticas de saúde implementadas pelo município e visa garantir o acesso universal e igualitário.

Gripe Influenza

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

A vacinação contra a gripe é fundamental para prevenir complicações da doença e reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde.

Os principais sintomas da gripe são:

Febre;
Dor de garganta;
Tosse;
Dor no corpo;
Dor de cabeça.
Adulto - O quadro clínico em adultos sadios pode variar de intensidade.
Criança - A temperatura pode atingir níveis mais altos, sendo comum o achado de aumento dos linfonodos cervicais e também podem fazer parte os quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais.
Idoso - quase sempre se apresentam febris, às vezes, sem outros sintomas, mas em geral, a temperatura não atinge níveis tão altos.