Floriano recebe a segunda estação sismográfica do Piauí

Floriano recebe a segunda estação sismográfica do Piauí

A cidade de Floriano, por meio do Departamento de Defesa Civil da Prefeitura Municipal, passou a integrar oficialmente a Rede Sismográfica Brasileira (RSB), com a instalação de uma estação sismográfica,  a segunda em todo o Estado do Piauí. A primeira está instalada no município de Pedro II.

O equipamento foi instalado com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Laboratório Sismológico (Labsis), coordenado pelo geofísico Dr. Eduardo Meneses. A implantação da unidade marca um avanço significativo no monitoramento de atividades sísmicas no Piauí. 

A estação conta com equipamentos de última geração, como sismógrafos, acelerógrafos e sensores de movimento, capazes de detectar e registrar, em tempo real, os menores tremores de terra, além de medir a intensidade e a profundidade de eventos sísmicos, e enviar os dados coletados diretamente para o sistema da RSB.

O prefeito, Antônio Reis, destacou a importância da estação, “a instalação dessa estação é um passo importante para a segurança e conhecimento geológico da região, possibilitando o levantamento de dados técnicos fundamentais para orientações de prevenção a desastres”, afirmou.