Floriano recebe comissão estadual para discutir ações na Comunidade Miroró

Na última sexta-feira, 02, representantes da gestão municipal de Floriano estiveram reunidos na sede da Secretaria Municipal de Saúde com integrantes da Defensoria Pública da União, Agentes de Pastoral Negros, INCRA, Secretaria de Assistência Social (SASC) e do Observatório Quilombola do Piauí para discutir o reconhecimento e valorização da Comunidade Rural Negra Miroró, localidade que há décadas reside na região limítrofe com o município de Amarante e que há vestígios de raízes da cultura quilombola.

Durante a reunião foram discutidos diversos temas, incluindo a preservação da cultura e tradições quilombolas, além disso, os técnicos pretendem intensificar os trabalhos referentes ao acesso das famílias à diversas políticas públicas de saúde, educação e infraestrutura, contribuindo assim para a melhoria das condições de vida desta comunidade.

O assistente social e diretor do Núcleo Multiprofissional de Saúde, Daniel Gutembergue, destacou que “a reunião desta comitiva é de crucial para a valorização da cultura comunitária negra do território florianense e brasileiro como um todo.” Gutembergue explica que a atuação da gestão municipal em parceria com entes das esferas estaduais, federal e organizações assistenciais, visam abrir caminhos e possibilitar esse reconhecimento. “O município se coloca à total disposição com nossa equipe para atuar nesse estudo de autorreconhecimento.”, finaliza Gutembergue.