Saúde finaliza campanha "Janeiro Branco" em alusão à saúde mental

Na manhã desta quarta-feira, 31, a Secretaria Municipal de Saúde de Floriano, através da Coordenação de Saúde Mental, ofertou diversos serviços em alusão ao encerramento do Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental.

Na ação realizada na praça Dr. Sebastião Martins, foram disponibilizadas práticas integrativas, como massoterapia, aferição de pressão arterial, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, além uma feira de artesanato e panfletagem. Também participaram da ação a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento de Floriano e acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Este movimento, que ganhou visibilidade internacional, promove a conscientização sobre a importância da saúde mental e emocional. A cor branca, simbolicamente escolhida, representa a paz e a reflexão, incentivando a sociedade a quebrar tabus em relação às questões psicológicas e a buscar um equilíbrio emocional.

Em 2024, o tema da campanha do Janeiro Branco foi “Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer agora?” e destaca a importância de um olhar atento para o cuidado psicológico, promovendo ações que buscam fortalecer a saúde mental individual e coletiva, contribuindo para uma sociedade mais saudável e compassiva.