São João de Tradição: Programação terá duração de um mês e movimentará economia local

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, lançou nesta segunda-feira, 27 de maio, no Complexo Cultural Nivaldo Júnior, no Conjunto Pedro Simplício, o projeto de resgate às festas juninas do município, intitulado 'Floriano: São João de Tradição'.

O projeto acontecerá de 7 a 29 de junho, toda sexta e sábado, e irá contemplar 6 regiões da cidade durante todo o mês, tendo sua culminância nos dias 28 e 29 de junho, na Avenida Getúlio Vargas, com atrações musicais, apresentação de grupos juninos e quadrilhas locais e regionais. O circuito alcançará as regiões dos bairros: Zé Pereira, Taboca, Avenida Fazer Bucar, Alto da Cruz, Sambaíba e Caixa D’agua. E apoiará, ainda, os arraiás dos bairros Tiberão e Centro.

Participaram do lançamento, o prefeito, Antônio Reis Neto; secretário de Cultura, Leonardo Batista; presidente da Câmara de Vereadores, Joab Curvina; presidente da Federação das Quadrilhas Juninas do Piauí, João Rodrigues; o produtor do projeto e diretor do grupo Brincantes do Folclore Nordestino, Leonardo Carlos; populares e imprensa local.

A abertura do evento contou com músicas juninas, com a animação de Cleisson Teclas e apresentação das quadrilhas: Arraiá da Princesa, Explosão Junina, Mole Não Entra e Luar do Sertão, além dos grupos juninos: Arte em Toda Parte, Terror das Ondas, Nova Geração e Corpo e Alma.

Os grupos que se apresentaram na noite de ontem, receberam ainda, incentivo financeiro do município para desenvolver suas atividades no valor de R$ 12 mil para a quadrilha junina Arraiá da Princesa; R$ 10 mil para Explosão Junina, e R$ 7.500 para os grupos Mole Não Entra, Luar do Sertão, Arte em toda Parte, Nova Geração, Corpo e Alma e Balé Folclórico, além de cachê de R$ 500 reais por apresentação no circuito.

De acordo com o secretário de Cultura, “a importância desse projeto está justamente na atuação do resgate do São João do município e Floriano é a primeira cidade do Piauí que faz abertura do São João no estado, no ano de 2024. Além disso, os grupos juninos receberão repasse do Executivo Municipal para custear despesas do grupo e, ainda, um cachê por apresentação, mostrando toda a valorização da gestão com a cultura local”, ressaltou Léo Batista.

Já para o presidente da Federação de Quadrilhas Juninas do Piauí, João Rodrigues, “o São João é uma cadeia criativa, em que várias pessoas são envolvidas. Tem a presença de barracas, comidas típicas e, consequentemente, o dinheiro circulando, que aquecerá o comércio de Floriano”, frisou.

Segundo o prefeito, “o São João sempre está em uma crescente e esta é a marca do município. Todos os projetos crescem a cada ano, em 2023 foi bom e 2024 vai ser ainda melhor, e assim sucessivamente. O incentivo ao movimento cultural, através dessas manifestações, é de suma importância, pois o São João aquece a emoção das pessoas”, concluiu, Antônio Reis.

Confira a programação do São João de Tradição:

Dia 07/06: Conj. Zé Pereira - Banda G10

Dia 08/06: Sambaíba (Pç. da Liberdade) - Banda Conexão

Dia 14/06: Bairro Caixa D’água (Pç. UBS Theodoro Sobral) - Forrozão do Balançado

Dia 15/06: Bairro Taboca - Jéssica Nunes

Dia 21/06: Bairro Alto da Cruz - Forró Diferenciado