Saúde de Floriano apresenta nova implementação das eMultis

A Secretaria Municipal da Saúde, realizou na última sexta-feira (19) um encontro com os profissionais do Núcleo Multiprofissional de Saúde, com o objetivo de apresentar a implementação da Portaria GM/MS Nº 635, de 22 de maio de 2023, do Ministério da Saúde, que institui incentivo financeiro federal de implantação e custeio para as Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde.

Essas Equipes Multiprofissionais, conhecidas como eMultis, são uma reformulação dos antigos Núcleos Ampliados de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e, atuam de maneira complementar e integrada às demais equipes da Atenção Primária, com atuação corresponsável pela população e o território do município.

O município homologou a implantação de três modalidades de funcionamento dessas equipes, sendo elas:

- Ampliada, cumprindo carga horária mínima de 300 horas;
- Complementar, sendo 200 horas de carga mínima;
- Estratégica, com 100 horas de jornada mínima semanal.

A Secretaria de Saúde solicitou, através da Coordenação Multiprofissional, a criação de um Grupo de Trabalho com a proposta da formulação do Plano Estratégico de ampliação das ações das e-Multis que vão atuar nas unidades de saúde da zona urbana e rural. Iniciativa que visa atender de forma significativa a população florianense e garantir a assistência em saúde necessária para cada indivíduo.