Cultura de Floriano e CTF celebram Dia da Consciência Negra
A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, marcou presença no evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra, promovido pelo Colégio Técnico de Floriano (CTF), realizado no último dia 21 de novembro. Uma ocasião de celebração vibrante da cultura, história e resistência do povo negro, reunindo estudantes, professores e a comunidade local.
O evento, intitulado “Aquilombando a Escola”, foi realizado no estilo de Talk Show e contou com uma programação rica em apresentações culturais, destacando a diversidade e a importância das raízes afro-brasileiras. Com contextualização acerca do 20 de novembro de 1695, participação do Movimento Negro Casa de Dhandara, apresentações afro ao som do atabaque e temáticas que versam sobre religiosidade, racismo, experiência lúdica e finalizando com o desfila do Beleza Negra.
Segundo a professora do CTF, Mary Silva, “momentos como esse reforçam o papel fundamental da educação e da cultura na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva e ressalta a importância dessas iniciativas na promoção do diálogo e da valorização das diferenças, essenciais para o desenvolvimento do município”, disse.
De acordo com Danielle Rêgo, professora do CTF, “a escola, sendo um recorte da sociedade, é um lugar não importante, mas necessário para se tratar sobre questões de raça e racismo, para combater essa engrenagem que violenta, que massacra e, lá no fim da linha, assina pessoas negras”, afirmou.
A secretária de Cultura, Elineuza Ramos destacou o compromisso com ações que promovem a inclusão e a valorização da cultura negra no município. “A celebração do Dia da Consciência Negra é um momento de reflexão e aprendizado, mas também de celebração de uma história de luta e conquistas que enriquece nossa sociedade”, concluiu.