Educação promove abertura oficial do projeto “Fortalecimento da aprendizagem em tempo integral”

Na tarde desta quinta-feira (25), a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação, em solenidade no auditório da Secretaria de Cultura, na Estação Cidadania Nivaldo Júnior, realizou a abertura oficial do projeto “Fortalecimento da aprendizagem em tempo integral”. Participaram o prefeito, Antônio Reis Neto; o secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira; a coordenadora, Maria da Conceição Oliveira; representantes do IFPI, UESPI, além de autoridades e convidados.

O projeto faz parte de um conjunto de ações do plano de trabalho das Avaliações Internas e Externas, com foco no desempenho escolar e nos índices educacionais de larga escala, com o objetivo de ofertar uma educação de qualidade e desenvolver atividades em tempo integral, além de propiciar aos alunos a oportunidade de aprimorar as habilidades não consolidadas no decorrer do processo de ensino aprendizagem.

No primeiro momento, serão beneficiados os alunos inseridos nas turmas da jornada de tempo integral do 2º ao 9º que apresentam maior déficit de aprendizagem. As aulas serão ministradas pelos monitores das instituições públicas superiores (IFPI, UFPI e UESPI), acadêmicos dos cursos de pedagogia (para turmas dos anos iniciais do ensino fundamental), letras/português e matemática (para turmas dos anos finais do ensino fundamental).

Para o secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira, os estudantes terão reforço e acolhimento necessário no processo de ensino e aprendizagem. “O reforço da aprendizagem promove o desenvolvimento das competências básicas em língua portuguesa e matemática, contribuindo para mudanças significativas no ensino, e promovendo uma educação integral de qualidade”, disse Nylfranyo.

Em seu discurso, o prefeito Antônio Reis disse que o projeto é um importante incentivo ao aprimoramento constante para os estudantes. “Criar novas técnicas e métodos é essencial para trabalhar atividades nas quais os alunos apresentam dificuldades de aprendizagem, propiciando ao aluno uma educação de qualidade e atrativa”, concluiu Antônio Reis.