Mercado Público reabre com estrutura moderna nos 127 anos de Floriano

Sexta-feira, 05 de julho de 2024. O décimo segundo dia de programação de aniversário pelos 127 anos de Floriano entra para a história do Município como a data em que o Mercado Público Vereador Isael de Almeida foi reaberto totalmente reformado, com estrutura renovada, moderna, espaçosa e digna de grandes centros comerciais e turísticos. Uma grande multidão se juntou às autoridades locais, regionais, estaduais e nacionais para esse momento de reabertura do espaço comercial após onze meses fechado para a obra.

A reforma e modernização do mercado repaginou toda a estrutura do prédio que foi construído na década de 1990. São ao todo 200 boxes, 19 deles nas áreas frontal e do estacionamento, 162 distribuídos em cinco corredores de acordo com o gênero alimentício de comercialização, e 19 no mezanino, destinados aos restaurantes. O investimento na obra foi de cerca de R$ 9,5 milhões, custeado integralmente com recursos próprios do município

O prédio ganhou uma grande área interna de circulação com plataforma de acessibilidade e piso tátil. A estrutura também recebeu novo piso e teto, construído com telhas termoacústicas, para arejar o ambiente. Renovados, ainda, toda a instalação elétrica, hidráulica, canalização de esgoto e sistema preventivo contra incêndios, segundo as normas de segurança.

A estrutura de fachada foi composta com portais monumentais, um memorial em homenagem aos sírio-libaneses que deixaram seu legado no desenvolvimento comercial de Floriano. No interior do mercado, imagens históricas de pontos turísticos da cidade também foram dispostas à mostra tornando o centro comercial também um atrativo turístico e cultural do Município.

De acordo com a engenheira que acompanhou a obra, Viktória Almeida, “o projeto do mercado de Floriano é grandioso e foi pensado tanto no bem estar dos permissionários como dos frequentadores que terão um ambiente organizado, seguro e confortável”. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Deusdedit Pereira, “o novo espaço do mercado é um marco para o desenvolvimento de Floriano, que é uma cidade naturalmente comercial e que integra a rota turística brasileira”, concluiu.