Município de Floriano realiza acordo para ações de adequações na gestão de resíduos sólidos

Município de Floriano realiza acordo para ações de adequações na gestão de resíduos sólidos
Município de Floriano realiza acordo para ações de adequações na gestão de resíduos sólidos

Desde 2022, o Município de Floriano vem realizando ações para fortalecimento da gestão dos resíduos sólidos, entre elas a elaboração do Plano Municipal do Gestão de Resíduos Sólidos (documento que consolida as diretrizes para a gestão ambientalmente responsável dos resíduos pelos agentes); instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s); formação de comissão de trabalho para a realização de ações na área; apoio para a formalização, através de cooperativa, dos catadores de recicláveis do Aterro Municipal; além de aquisição de EPI´S e equipamentos que, em breve, serão disponibilizados através de termo de cooperação. Além disso foi instituído um decreto com todas as ações que seriam desenvolvidas para a realização dessas adequações.

Nesta terça-feira, 26 de março, houve mais um avanço importante: o prefeito de Floriano, Antônio Reis, celebrou, em Teresina, junto à Subprocuradoria Geral de Justiça, um acordo para realizar o tratamento integral ambientalmente adequado dos resíduos, no prazo de 12 meses, além de executar um estudo para a recuperação da área do atual aterro. De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Haila Oka, a ação já vinha sendo trabalhada conforme cronograma de ações que estão sendo desenvolvidas desde outubro de 2023.

Antônio Reis disse que o Município de Floriano não tem medido esforços para melhorar todas as questões ambientais, entre elas, o Aterro Sanitário, aspecto que tem sido um desafio em todos os municípios brasileiros. “Não se pode pensar em desenvolvimento sem pensar no meio-ambiente”, disse o prefeito.