Prefeitura de Floriano apresenta projeto de adequação da destinação final de resíduos sólidos a municípios da região

Representantes de dez prefeituras piauienses deram um importante passo para a construção de um país mais sustentável. Prefeitos, secretários municipais e ambientalistas de Guadalupe, Marcos Parente, Jerumenha, Arraial, Francisco Ayres, Nazaré, Bertolínia, Itaueira, Canavieira e São José do Peixe se reuniram nesta sexta-feira, 19 de julho, com a Comissão de Adequações de Resíduos Sólidos da Prefeitura de Floriano para tratar sobre a destinação final do lixo domiciliar.

Na oportunidade, a Prefeitura de Floriano socializou a ideia através da apresentação de um pré-projeto para destinação final dos resíduos do município, que de acordo com os dados coletados, até o momento possui um ganho de escala com capacidade adequada para também beneficiar outros municípios da região de Floriano.

No momento, os presentes assinaram um memorando de intenções relativo à construção do espaço que, além de atender a Princesa do Sul, possibilita a participação de cidades vizinhas, tendo em vista que o custo para construir uma unidade ou realizar o transbordo de maneira independente exigiria um elevado investimento financeiro.

Após apresentação e discussão sobre os benefícios da unidade, os próximos passos serão uma reunião com o Ministério Público e apresentação de um projeto de lei junto à Câmara Municipal de Floriano que viabilize a execução do projeto, que deve gerar, inicialmente, cerca de 50 empregos diretos, além de renda e divisa fiscal para o Município de Floriano, e atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Os municípios que não participaram da reunião, mas que possuem interesse em apoiar o projeto, devem procurar a Prefeitura de Floriano para manifestação de vontade. De acordo com secretário municipal de Parcerias e Concessões, “a união dos municípios demonstra um caráter municipalista em virtude de interesses reais em solucionar um problema que vai beneficiar não só Floriano, que é uma cidade polo, unindo forças e assumindo esse papel de liderança, para beneficiar, também, diversas cidades da região”, ressaltou Bento Viana.

Segundo a secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Floriano, Haila Oka, "todos os estudos prévios realizados para execução desse projeto levam em consideração o tripé ambiental, estrutural e social, para que nenhuma área seja deixada de fora. A exemplo dos catadores que também estarão inclusos nessa nova modalidade de tratamento de resíduos", relatou.