SEMAN realiza Campanha de Conscientização sobre Poluição Sonora em Floriano
A Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAN), realizou de 4 a 6 de novembro, uma importante campanha de conscientização sobre os impactos da poluição sonora, com o objetivo de alertar a população sobre os riscos à saúde e ao bem-estar causados pelo excesso de barulho nas cidades.
A poluição sonora, além de comprometer a qualidade de vida, pode causar uma série de problemas de saúde, como estresse, distúrbios do sono, irritabilidade e até problemas cardiovasculares. A ação, que buscou informar e conscientizar a comunidade sobre a importância de ambientes mais tranquilos e saudáveis, contou com um cronograma de atividades. Confira:
Segunda-feira (4): Panfletagem em vias e locais públicos estratégicos da cidade sobre os impactos da poluição sonora, entre eles o Mercado Público Municipal, alertando os populares sobre a importância do respeito aos limites de emissão de ruídos.
Terça-feira (5): Exposição Informativa na Escola Municipal Barjona Lobão. Evento em que foi abordado o conceito de poluição sonora, seus efeitos na saúde e dicas para mitigar os problemas causados pelo excesso de barulho. A ação buscou envolver os jovens, formando uma geração mais consciente sobre a importância do silêncio e do respeito ao espaço público.
Quarta-feira (6): Ronda Preventiva em empreendimentos locais, realizada pela equipe de fiscalização em parceria com a Polícia Militar, em pontos comerciais e outros empreendimentos da cidade. O objetivo foi orientar os responsáveis sobre a importância de respeitar as normas de emissão de ruídos e evitar a poluição sonora, de forma a garantir que as leis municipais sejam cumpridas, promovendo um ambiente mais saudável tanto para os trabalhadores quanto para os moradores da região.
“A campanha, que foi promovida em 3 (três) dias, buscou mostrar à população os prejuízos que o uso excessivo de som, acima do limite aceitável, pode causar e como é possível adotar atitudes simples para contribuir com um ambiente mais silencioso e saudável para todos”, finalizou Haila Oka, secretária de Meio Ambiente.