A banda de música do município de Floriano, conhecida por sempre estar presente nas solenidades oficiais da Prefeitura de Floriano, foi bastante elogiada em sua primeira apresentação durante a semana de aniversário de 124 anos de Floriano, nesta quinta-feira, 1º de julho.
Além de melhorar a qualidade dos músicos e instrumentos, a banda vem com um novo formato, valorização a inclusão, uma pessoa surda muda, além de duas mulheres em sua composição.
São 24 músicos, formados pelo curso de formação promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, nos meses de março e abril deste ano. Em maio foi realizado um chamamento público para o preenchimento de vagas e foram selecionados músicos, em sua maioria, com grandes habilidades técnicas, entre eles, estão 2 integrantes licenciados em música, 6 técnicos em música e 1 especialista em terapia musical.
O repertório se adequa conforme à necessidade em cada evento oficial ou não oficial. A banda possui repertório diferente, não só com músicas oficiais, como hinos, mas também músicas populares, entre outros, um repertório voltado especialmente para a identificação local em cada apresentação, independentemente do evento ou secretarias.
No segundo semestre também está prevista a realização de cursos, ministrados por integrantes da banda, para crianças que vivem em estado de vulnerabilidade social, como a operacionalização de instrumentos, para aquelas que se identificarem com baterias, sax, trombone, trompete e outros instrumentos musicais.
"Será aberto um edital de chamamento público para a realização de matrículas destes alunos, para que seja feita a formação profissional das crianças e jovens que queriam ingressar nesta área e aprender a parte de operacionalização dos instrumentos e aulas de sopro", explicou, Reginaldo Monteiro, secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
Como você reage?