Cultura divulga resultado do edital que beneficia projetos culturais em Floriano

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer divulgou, na manhã desta terça-feira, 15, o resultado do Edital 002/2020, que disponibiliza cerca de 164 mil reais, oriundos do Fundo Nacional de Cultura (Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural), para grupos culturais e artistas de Floriano.

Ao todo 74 projetos foram inscritos que, depois de avaliados pelo Conselho Municipal de Cultura de Floriano, terminou em 41 selecionados. A comprovação da atividade foi determinante para a seleção dos projetos cujo número de inscritos foi maior que a quantidade de vagas oferecidas.

O Edital 001/2020 já tinha beneficiado 43 projetos, com cerca de 240 mil reais.

Foram 2 na categoria ”Economia Criativa”; 10 na “Artesãos”; 8 na “Poesias”; 8 na categoria “Griôs e Mestres da Tradição Oral”; 6 na categoria “Dança” e 7 na “Música”.

Não houve inscritos para a categoria “Artes Plásticas”, que ofertava 3 mil reais em prêmios para cada projeto, totalizando o valor de 9.000 reais. Na categoria Mestre Griô e tradições Orais, eram oferecidas 9 cotas de 4.000 reais cada, mas só 8 projetos foram inscritos. Os recursos foram remanejados para mais 2 artesãos que, em vez de 8, passou a ter 10 vagas, contemplando o número de inscritos. Outra parte foi direcionada para mais uma live musical, que teve o número de cotas aumentado de 6 de 5 mil reais cada para 7 cotas.

Os contemplados devem procurar a secretaria de Cultural, Esporte e Lazer, que fica na Estação Cidadania, Cultura e Esporte Nivaldo Jr, no conjunto Pedro Simplício, nesta quarta e quinta-feira, 16 e 17 de dezembro, a partir das 8h para dar entrada nos pagamentos.

“Ficamos felizes em vermos tantos grupos e artistas beneficiados e, mais ainda, por termos, a partir dos cadastros previamente realizados, um diagnóstico mais apurado de quem faz e como faz cultura em Floriano, nos mais diversos seguimentos”, disse o secretário Leonardo Batista.

Confira o documento completo: http://floriano.pi.gov.br/download/202012/SF15_d24f2c1db1.pdf