Flor do Mandacaru: filme florianense é realizado com apoio da Prefeitura do Município
![Flor do Mandacaru: filme florianense é realizado com apoio da Prefeitura do Município](https://floriano.pi.gov.br/uploads/images/2025/02/image_750x_67af492448284.jpg)
A Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está envaidecida da produção cinematográfica genuinamente florianense "Flor do Mandacaru" e vai apoiar o lançamento do filme longa-metragem que coloca em evidência a beleza, a força e a resiliência do sertão nordestino. Dirigido por Anizia Carvalho, o filme é um tributo ao povo nordestino, suas lutas e sua cultura rica e autêntica. O evento de estreia para o público em geral será no dia 16 de fevereiro, às 19h, no Teatro Maria Bonita, com entrada gratuita.
A produção traz à telona uma narrativa envolvente, baseada na peça teatral de mesmo nome, da escritora de Jônea França, e promete emocionar o público ao transportar a essência do sertão para o cinema. Com uma fotografia impecável, atuações marcantes e uma trilha sonora envolvente, "Flor do Mandacaru" se destaca como uma obra que exalta os elementos mais profundos da identidade nordestina.
Além de ser uma obra cinematográfica de grande valor cultural, "Flor do Mandacaru" também é um importante reflexo dos efeitos positivos da Lei Paulo Gustavo, que visa incentivar produções audiovisuais no Brasil. A produção reforça o fortalecimento da cultura local e coloca Floriano e o Estado do Piauí em uma nova posição no cenário nacional, com maior visibilidade e reconhecimento no meio cinematográfico.
Para a diretora e roteirista Anizia Carvalho, o filme é um marco não apenas para o cinema nordestino, mas também para a valorização da cultura local. “Este filme é um grito de resistência e celebração da nossa cultura. Ele é fruto de um processo artístico e colaborativo que reflete o poder e o impacto dos incentivos culturais na vida dos artistas. 'Flor do Mandacaru' leva ao público um olhar poético e verdadeiro sobre o sertão, e é uma oportunidade para que o nome de Floriano e do Piauí ganhem destaque no cinema nacional”, afirmou Anizia.