Governo inicia estudo epidemiológico em Floriano com entrevistas e testagem rápida

Governo inicia estudo epidemiológico em Floriano com entrevistas e testagem rápida

Governo inicia estudo epidemiológico em Floriano com entrevistas e testagem rápida
Equipes do Instituto Amostragem de Teresina, contratada pela Secretaria de Saúde do Piauí, já estão em Floriano realizando um inquérito epidemiológico por amostragem aleatória, que seleciona, por sorteio, residências e pessoas, para serem submetidas a entrevistas domiciliares e individuais, através de um questionário aplicado por pesquisadores previamente treinados e dotados de equipamentos de proteção individual, álcool em gel e condições de higienização, distanciamento e outros cuidados de proteção para o profissional e para a pessoa entrevistada. 

Também é realizado, por um profissional de saúde de nível superior, um Teste Rápido para detecção de anticorpos anti SARS-CoV-2. Os pesquisadores estão devidamente identificados com crachá, colete e logomarca do instituto.

A pesquisa será realizada três vezes em intervalos de quinze dias. Os dados gerados pelo inquérito epidemiológico irão nortear futuras decisões de enfrentamento da COVID-19.

Além de Floriano, a pesquisa é feita em outros 14 municípios: Teresina, Parnaiba, Piripiri, Campo Maior, Oeiras, Picos, Valença, Uruçui, São Raimundo Nonato, Corrente, Coivara,  São Gonçalo, Fronteiras e Pimenteiras, com a atuação de 64 profissionais e a aplicação de 4.800 entrevistas/testes, 350 deles só em Floriano. 

“O teste é rápido, feito por profissional de saúde; é como se fosse um teste de glicemia e o resultado sai em 15 minutos”, disse o diretor do Instituto Amostragem, João Batista Teles.