Núcleo de Estimulação promove palestra sobre Transtorno do Espectro Autista

Núcleo de Estimulação promove palestra sobre Transtorno do Espectro Autista

Núcleo de Estimulação promove palestra sobre Transtorno do Espectro Autista
O Núcleo de Estimulação Infanto-juvenil "Thiago Muniz", da Policlínica de Floriano, realizou na manhã desta segunda-feira (4), uma palestra com mães e responsáveis por crianças autistas que são acompanhadas em Floriano. A secretária de Saúde, Caroline Reis, participou do momento que contou com a presença do coordenador do núcleo, Daniel Gutembergue e vereador Enéas Maia. 

Abriu a palestra, a neuropediatra Bianca Dourado, que falou sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas particularidades. O transtorno do espectro autista se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.  

O TEA não tem cura e pode ser identificado ainda na infância. Na maioria dos casos, as condições são aparentes durante os primeiros cinco anos de vida. Indivíduos com transtorno do espectro autista frequentemente apresentam outras condições concomitantes, incluindo epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O nível de funcionamento intelectual em indivíduos com TEA é extremamente variável, estendendo-se de comprometimento leves, profundos, até níveis superiores.  

Outros temas abordados foram:

- Seletividade alimentar que carrega uma variedade de significados que incluem a recusa alimentar, repertório restrito de alimentos e até mesmo a ingestão frequente de único tipo de alimento;

- Comportamentos inadequados que podem ocorrer devido ao déficit na habilidade necessária para comunicar sentimentos, necessidades e desejos ou para concluir com êxito uma tarefa;

- Desenvolvimento motor que pode ser entendido como uma alteração contínua e sequencial no comportamento motor do indivíduo, que ocorre durante toda a sua vida e que resulta da interação entre a pessoa, o meio ambiente e as atividades que precisam ser aprendidas e realizadas.