Pesquisa estima que Floriano tenha 16 mil infectados, diz estudo

Pesquisa estima que Floriano tenha 16 mil infectados, diz estudo

Pesquisa estima que Floriano tenha 16 mil infectados, diz estudo
Nesta sexta-feira, 23, técnicos da Secretaria de Saúde dos Departamentos de Vigilância Epidemiológica e Sanitária se reuniram com o representante do Ministério Público do Piauí, o promotor Arimateia Dourado, além da Superintendência de Trânsito e Polícia Militar para apresentar os dados da primeira da etapa da pesquisa sorológica realizada e contratada pelo município de Floriano. 

A pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem foi realizada entre os dias 10 e 15 de outubro em pessoas residentes do município de Floriano. Ao todo, nesta primeira etapa, foram colhidos 350 testes com margem de erro de 5,2%, segundo o cálculo do instituto. 

O Secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, destacou a importância de entender e monitorar o contexto da doença no município. “Se tivéssemos realizado essa pesquisa a dois, três meses atrás, não teríamos a dimensão exata. Todas as nossas decisões tem sido tomadas com serenidade e cautela”, disse.

Dos 350 testes/entrevistas aplicadas, 68 foram positivos. A taxa de infecção, segundo o estudo, é de 0,19. Para termos de comparação, o Piauí possui uma taxa de transmissão de 0,74, o que significa que 100 infectados repassam o vírus para outras 74 pessoas.

Baseado na população atual, o estudo aponta que 16.301 pessoas já foram infectados pelo coronavírus em Floriano. Ou seja, para cada caso notificado oficialmente, existem mais 6 pessoas infectadas. 

Outro dado interessante diz respeito quando a estimativa de casos recentes ou casos com mais de três semanas que, segundo estudos, já não transmitem mais a doença. Segundo o Instituto Amostragem, casos não tão recentes de até 3 semanas e casos antigos com mais de 3 semanas, somam mais de 7.500 pessoas. Já os casos de infecção recentes, totalizam mais de 4.100 pessoas.