Prefeito Antônio Reis acompanha curso de formação de professores PRO Alfabetização na Hora Certa

Prefeito Antônio Reis acompanha curso de formação de professores pró alfabetização na hora certa

Na manhã desta quinta-feira, 7, o prefeito de Floriano, Antônio Reis, acompanhado do secretário de Educação, Nylfrânyo Ferreira, prestigiou o curso de formação de professores Pro Alfabetização na Idade Certa, realizado na escola municipal Area Leão, bairro Irapuá II.

O curso, promovido em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a rede municipal de ensino, por meio do Pro Alfabetização na Idade Certa- PAIC, que dá assistência formativa aos professores da Educação Infantil: Pré I, Pré II,  1º e 2º anos. O curso é continuo, feito em 08 encontros formativos durante todo o ano.

A formação é realizada em rede. Todos os 224 municípios piauienses que pactuaram devem assegurar essa formação aos seus professores. Em Floriano, 170 profissionais entre gestores, coordenadores e professores passam pela formação, que leva em consideração os desafios enfrentados pelas  redes de ensino e prejuízos à aprendizagem das crianças do Piauí, decorrentes do período da pandemia da COVID-19. As propostas de formação estão conectadas com as inovações educacionais, com a diversidade e com a realidade da educação piauiense, endereçando as principais lacunas de ensino do Estado e assegurando, por meio dos encontros formativos, a recomposição e o desenvolvimento das aprendizagens.

O Programa de Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí para implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para os alunos avançarem nos estudos de forma autônoma.