Profissionais da Saúde são capacitados para assistência às mulheres vítimas de violência

Em uma iniciativa conjunta para fortalecer o apoio às mulheres vítimas de violência, profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Floriano participaram hoje de uma capacitação essencial. A ação, que reuniu diversas entidades, teve como objetivo aprimorar a assistência oferecida a essas mulheres, garantindo um atendimento mais sensível e eficiente.

O evento contou com a colaboração do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, da União Brasileira de Mulheres e da Secretaria de Assistência Social. Juntas, essas entidades abordaram desde os aspectos legais e psicológicos até os procedimentos necessários para lidar com casos de violência.

Durante a capacitação, foram discutidos temas cruciais, como o protocolo de atendimento inicial, a importância do acolhimento humanizado e as formas de encaminhamento para redes de apoio.

A diretora da Vigilância Epidemiológica, enfatizou a relevância da capacitação: “Capacitar nossos profissionais de saúde é fundamental para que possamos oferecer um suporte verdadeiramente efetivo. É preciso que todos estejam preparados para identificar e agir diante de casos de violência, proporcionando um atendimento que respeite e proteja a mulher”.