Saúde de Floriano inicia entrega de dispositivos de locomoção

No Dia Mundial da Saúde, comemorado em 07 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo Multiprofissional, iniciou a entrega nesta quarta-feira de dispositivos de locomoção a pessoas com deficiência física e motora. Segundo o diretor do núcleo, Daniel Gutemberg, os aparelhos foram solicitados junto ao Centro Integrado de Reabilitação.

Segundo o gestor, entre quarta e quinta-feira, a Secretaria de Saúde, através do Núcleo Multiprofissional vai entregar mais de 20 dispositivos como cadeiras de rodas, andadores, cadeiras de banhos e muletas.

Uma das beneficiadas foi a jovem Thayuanne de 18 anos que tem paralisia nas pernas desde 1 ano e meio. A visita para entrega do dispositivo foi cheia de emoção e foi realizada pela equipe de saúde da família da região, a UBS Paulo Kalume. “Esse momento é muito importante. Porque não é apenas uma cadeira de rodas que a gente entrega pra esse jovem, mas sim a melhoria da qualidade de vida dela”, disse o secretário de saúde de Floriano, James Rodrigues.

Em um segundo momento, na UBS Santa Cruz, no bairro Alto da Cruz, foi realizado um momento simbólico para a entrega de alguns dispositivos aos representantes de beneficiados.

O que são os dispositivos de locomoção?

O uso de andador, muleta, bengala e cadeira de rodas são essenciais para a recuperação em casos de acidentes, cirurgias ou doenças, bem como para trazer mais qualidade de vida e autonomia.

Nenhum dispositivo será o ideal para todas as situações. A seleção do dispositivo mais adequado depende da força do paciente, resistência, equilíbrio, função mental, funcionalidade e questões do local onde o indivíduo movimenta-se. As características das doenças afetando o membro inferior ou superior frequentemente determinam qual o melhor dispositivo.

Estes dispositivos são ferramentas indispensáveis para a assistência em reabilitação. No entanto, para serem efetivos, dependem da correta prescrição, confecção, rotina de uso e acompanhamento. O encadeamento destas ações constitui um processo complexo e altamente técnico que, caso não seja seguido com rigor, pode levar à ineficácia do aparelho, piora do quadro da pessoa com deficiência, perda de procedimentos cirúrgicos e até provocar lesões graves e irreversíveis.