Saúde entrega dispositivos de locomoção no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

Saúde entrega dispositivos de locomoção no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

Saúde entrega dispositivos de locomoção no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência
Em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência a Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo Multiprofissional de Saúde, realizou a entrega de 15 dispositivos (de locomoção e auditivo) para beneficiários florianenses. A entrega ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde e contou com a participação dos vereadores Daguia de Dona Bela e João Neto Gomes. 

A secretária de Saúde, Caroline Reis, disse que nunca o município de Floriano realizou tantas entregas de dispositivos. "Desburocratizamos a demanda e o andamento dos processos. Centenas de pessoas já foram beneficiadas", afirma. 

O que são os dispositivos de locomoção?

O uso de andador, muleta, bengala e cadeira de rodas são essenciais para a recuperação de pacientes em casos de acidentes, cirurgias ou doenças, bem como para trazer mais qualidade de vida e autonomia. 

Nenhum dispositivo será o ideal para todas as situações. A seleção do dispositivo mais adequado depende da força do paciente, resistência, equilíbrio, função mental, funcionalidade e do local onde o indivíduo movimenta-se. As características das doenças, afetando os membros inferiores ou superiores frequentemente determinam qual o melhor dispositivo.

Estes dispositivos são ferramentas indispensáveis para a assistência em reabilitação. No entanto, para serem efetivos, dependem da correta prescrição, confecção, rotina de uso e acompanhamento. O encadeamento destas ações constitui um processo complexo e altamente técnico que, caso não seja seguido com rigor, pode levar à ineficácia do aparelho, piora do quadro da pessoa com deficiência, perda de procedimentos cirúrgicos e até provocar lesões graves e irreversíveis.