SEJUS busca parceria com Floriano para implantação de um Núcleo de Alternativas Penais

Na manhã desta segunda-feira (3), o prefeito Joel Rodrigues recebeu em seu gabinete, o Coordenador da Central Integrada de Alternativas Penais (SEJUS), Jordache Silva. Na reunião, o coordenador propôs ao município um acordo de Cooperação Técnica para a implantação de um Núcleo de Alternativas Penais e Monitoração Eletrônica na cidade de Floriano.

O projeto trata-se de uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e do Tribunal de Justiça, já executado na cidade de Teresina, por meio da Central de Alternativas Penais (sede) e em Parnaíba, onde funciona um Núcleo de Alternativas Penais. A ideia é que novos núcleos sejam implantados nas cidades de Floriano, Oeiras e Picos.

A Central Integrada de Alternativas Penais funciona como um filtro do sistema penitenciário e busca oferecer mais segurança e um maior controle do sistema carcerário. “Atualmente, temos um acompanhamento de cerca de 4 mil pessoas, correspondendo a mais ou menos 30% de todo o público em conflito com a lei. Através dos Núcleos, o juiz realizar um filtro para que o sistema penitenciário receba pessoas que possam sofrer uma alternativa penal, que tenham cometido um crime de menor potencial ofensivo, de até quatro anos e que tenham menor reprovabilidade social, contribuindo para a redução da superlotação carcerária", explicou o coordenador estratégico do Ciap, Jordache Silva.

Jordache apresentou o projeto que já funciona com sucesso nas cidades em que foi implantado. "A parceria com a Prefeitura de Floriano é essencial, pois através do poder público podemos conseguir uma rede de apoio por meio de uma equipe de profissionais dispostos a auxiliar com o trabalho de pessoas que estão em vulnerabilidade social e que passam pelo sistema criminal, como psicólogos, assistentes sociais, etc, que forneceram mecanismos para que essas pessoas sejam encaminhadas para o sistema penal conforme o crime cometido.