SEJUS busca parceria com Floriano para implantação de um Núcleo de Alternativas Penais

SEJUS busca parceria com Floriano para implantação de um Núcleo de Alternativas Penais

SEJUS busca parceria com Floriano para implantação de um Núcleo de Alternativas Penais
Na manhã desta segunda-feira (3), o prefeito Joel Rodrigues recebeu em seu gabinete, o Coordenador da Central Integrada de Alternativas Penais (SEJUS), Jordache Silva. Na reunião, o coordenador propôs ao município um acordo de Cooperação Técnica para a implantação de um Núcleo de Alternativas Penais e Monitoração Eletrônica na cidade de Floriano.

O projeto trata-se de uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e do Tribunal de Justiça, já executado na cidade de Teresina, por meio da Central de Alternativas Penais (sede) e em Parnaíba, onde funciona um Núcleo de Alternativas Penais. A ideia é que novos núcleos sejam implantados nas cidades de Floriano, Oeiras e Picos.

A Central Integrada de Alternativas Penais funciona como um filtro do sistema penitenciário e busca oferecer mais segurança e um maior controle do sistema carcerário. “Atualmente, temos um acompanhamento de cerca de 4 mil pessoas, correspondendo a mais ou menos 30% de todo o público em conflito com a lei. Através dos Núcleos, o juiz realizar um filtro para que o sistema penitenciário receba pessoas que possam sofrer uma alternativa penal, que tenham cometido um crime de menor potencial ofensivo, de até quatro anos e que tenham menor reprovabilidade social, contribuindo para a redução da superlotação carcerária", explicou o coordenador estratégico do Ciap, Jordache Silva.

Jordache apresentou o projeto que já funciona com sucesso nas cidades em que foi implantado. "A parceria com a Prefeitura de Floriano é essencial, pois através do poder público podemos conseguir uma rede de apoio por meio de uma equipe de profissionais dispostos a auxiliar com o trabalho de pessoas que estão em vulnerabilidade social e que passam pelo sistema criminal, como psicólogos, assistentes sociais, etc, que forneceram mecanismos para que essas pessoas sejam encaminhadas para o sistema penal conforme o crime cometido.