Censo 2022: IBGE inicia nesta segunda-feira as visitas em todas as residências do país

Censo 2022: IBGE inicia nesta segunda-feira as visitas em todas as residências do país
Começou nesta segunda-feira (1º), a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que será realizado em todo o território nacional. No Piauí, cerca de três milhões de piauienses devem ser visitados. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados até o dia 31 de outubro.

A coleta será feita por meio de questionários. Os recenseadores vão registrar os dados dos moradores do município e fazer perguntas abordando vários assuntos a partir de dois questionários importantes para a elaboração de políticas públicas para os cidadãos brasileiros, que responderão sobre ética, deficiência, religião, mortalidade, características do domicílio, trabalho, rendimentos, entre outros. A novidade é a inclusão de questionários sobre autismo e comunidade quilombolas.

As informações coletadas são sigilosas e não são cruzadas com nenhum órgão como a Receita Federal. Também não é necessário apresentar documento para a realização da pesquisa. Porém, o IBGE vai pedir, ao final da entrevista, sem caráter obrigatório, o CPF do morador e o e-mail.

O Censo Demográfico é feito a cada dez anos e deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado por dois anos devido ao período da pandemia. Os resultados serão conhecidos em 2023, embora a contagem populacional dos estados e municípios deva ser divulgada até o final do ano.

*Como identificar o recenseador?*

De acordo com o IBGE, cerca de 2.633 recenseadores irão atuar no Piauí. Para facilitar a identificação, o recenseador do IBGE estará vestido com um uniforme especial formado por colete azul marinho. Além da cor facilmente identificável, na frente do colete há um bolso transparente com foto e os dados do funcionário e um QR Code, que poderá ser utilizado para confirmar a identidade e a função dele.

Ele portará um crachá com seus dados com nome e matrícula, além de boné e colete constando a logo do Censo 2022, uma bolsa identificada e um aparelho semelhante ao celular onde ele captura todas as informações necessárias com o morador.

Sua identidade pode ser checada no site Respondendo, no portal do IBGE na internet, ou pelo 0800 7218181.