CTA de Floriano realiza mais de cem testes em dia de alusão contra AIDS

CTA de Floriano realiza mais de cem testes em dia de alusão contra AIDS

CTA de Floriano realiza mais de cem testes em dia de alusão contra AIDS
O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi lembrado com uma ação na praça Dr. Sebastião Martins, em Floriano, nesta quinta-feira (01). Foram testadas 105 pessoas ao longo do dia. Além disso, foram realizados testes de glicemia e aferição de pressão arterial. 

Esse ano, o tema escolhido para a campanha de luta contra a AIDS, em Floriano, foi “Todos juntos contra a AIDS: Não tem cura, mas tem prevenção e tratamento”.

Segundo dados do CTA de Floriano, em 2019 foram detectados 39 casos da doença no município. Em 2020 foram 33 pessoas diagnosticadas. Em 2021 foram 34. E em 2022, até outubro passado, 25. Segundo Hérica Amarante, o diagnóstico precoce aumenta a perspectiva de vida do indivíduo infectado pela doença. A outra atuação, além do diagnóstico, é o tratamento oportuno com o encaminhamento da pessoa diagnosticada com HIV para o serviço de referência.

No Piauí, no ano de 2021, foram notificados 798 casos de pessoas com AIDS em idades que vão de 10 a 79 anos, sendo 616 casos em pessoas do sexo masculino e 182 do sexo feminino. 


Centro de Testagem e Aconselhamento- CTA

É um serviço que:

• Realiza aconselhamento e orientações voltadas para as IST, HIV, Sífilis, Hepatites B e C, bem como oferece testes rápidos para estes agravos, resguardando o sigilo, a confidencialidade e o respeito às diferenças;
• Realiza aconselhamento antes e depois de fazer os exames, a fim de ouvir as dúvidas existentes, realizar orientações de acordo com sua situação de vulnerabilidade e esclarecer sobre as IST/HIV/AIDS/HV;
• Atende gestantes e puérperas que não realizaram os exames de HIV, Sífilis e Hepatite B durante o pré-natal;
• Realiza Aconselhamento para casais, inclusive, casais soropositivos e sorodiscordantes (quando um parceiro é positivo e o outro não);
• Oferece atendimento por livre demanda ou encaminhamentos;
• Oferta insumos de prevenção como: preservativos masculino, feminino e gel lubrificante;
• Realiza campanhas de prevenção e de detecção precoce que compõem o calendário do Ministério da Saúde, em parceria com outras instituições (Programa Municipal de IST/HIV/Aids/HV, escolas, empresas, presídios, dentre outros).