SEMAN conscientiza alunos da rede municipal sobre os malefícios da poluição sonora

Na manhã desta quarta-feira, 23, a Secretaria de Meio Ambiente, através do Departamento de Educação Ambiental em parceria com o Departamento de Fiscalização, deu continuidade às ações da Semana de Combate e Prevenção à Poluição Sonora. Foram realizadas atividades alusivas ao tema para alunos do sétimo ano da Escola Municipal Padre Pedro Barroso, no Planalto Sambaíba.

A equipe técnica ministrou uma palestra sobre a poluição sonora e seus malefícios para a saúde e para o meio ambiente, ilustrada com slides e vídeos educativos. As orientações repassadas pela diretora Graciany Nunes e pela diretora de fiscalização Eloisa Assunção,  ressaltaram também a importância da Lei Municipal 708/2015, que dispõe sobre os níveis e intensidade dos sons e ruídos em Floriano.

Na ocasião, os alunos conferiram na prática como se afere a intensidade do som, verificando como funciona e como se usa o decibelímetro, aparelho que mede os níveis de som, através de explanação do fiscal ambiental Francisco. Ao final, os alunos receberam uma atividade sobre o tema, como forma de fixar o conteúdo.

Poluição sonora é qualquer emissão de ruído ou som em nível capaz de prejudicar a saúde, o sossego e o bem-estar dos indivíduos. É considerado um grave problema, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), já que afeta a qualidade de vida de milhares de pessoas. Ao se verificar abusos no uso de som que configure poluição sonora, a população pode denunciar pelo 190 ou através da Ouvidoria Municipal, no telefone (89) 9 9448-2590.