Educação confirma início do ano letivo com aulas presenciais nesta terça-feira, 22

Em uma reunião realizada na Secretaria Municipal de Educação, na manhã desta segunda-feira, 21, entre o prefeito Joel Rodrigues e o secretário de Educação do Município, Nylfrânyo Ferreira, foi confirmado o início do ano letivo 2022 nesta terça-feira, 22, como previsto no último decreto municipal, e com aulas presenciais.

O secretário Nylfrânyo informou que boa parte das escolas foramreestruturadas, outras estão em processo de reestruturação, finalizando reformas, sendo aparelhadas com ares condicionados, ventiladores, bebedouros e novas carteiras. A reestruturação só findará quando contemplar todas as 49 escolas, da zona urbana e rural. Mesmo as que passam pela reestruturação, estão prontas para as aulas presenciais e organizadas de acordo com as normas sanitárias para receber os alunos e o corpo de servidores. Somente na Escola Municipal Barjonas Lobão, bairro Tiberão, as aulas iniciarão de forma híbrida por causa da reforma em andamento, mas já em fase de conclusão.

Para este retorno às aulas físicas foi confeccionada uma cartilha com orientações em saúde para os estudantes e professores, com orientações para garantir ainda mais segurança no período de pandemia. "É uma preocupação nossa e por isso orientamos que todos tenham esse cuidado, todos somos responsáveis por nós mesmos e pelo próximo, e devemos ter consciência sobre os cuidados sanitários para estarmos mais seguros", disse Nylfrânyo.

Segundo o secretário, questões como merenda, internet nas escolas e transporte escolar estão organizados. Ao todo, 26 transportes estarão distribuídos nas rotas para, de forma segura, com conforto e qualidade, levar os alunos da zona rural às escolas.

A prefeitura também contratou 70 cuidadores, 3 intérpretes de Libras e uma psicopedadoga como preparativo para o início do ano letivo.  Atualmente Floriano conta tem 7.327 alunos matriculados nas 49 escolas das zonas urbana e rural.